destaques
Preparação da Viagem
Aqui encontra alguns conselhos na preparação de uma viagem.
O aumento de tráfego, característico do período de férias, é responsável pelos aumento de sinistralidade também eles há muito característicos dos meses de Julho e Agosto. Neste sentido, dado que a esmagadora maioria dos acidentes registados tem um grande peso do factor humano, compete ao condutor adoptar comportamentos seguros, que lhe possibilitem alterar o panorama actual. Desta forma, sendo vários os factores a considerar para evitar que se corram riscos desnecessários, apresentam-se de seguida alguns conselhos fáceis de seguir aquando da preparação viagem.


- O repouso necessário: Nunca inicie uma viagem sem ter descansado adequadamente ou se não for sua ideia compartilhar as horas de condução com outra pessoa! É que à fadiga habitual, típica de um dia de trabalho, acrescerá a resultante da própria actividade de conduzir.

- A escolha do percurso: Antes de dar início à viagem é conveniente planear cuidadosamente o itinerário a seguir, optando pela estrada que apresente maior segurança, mesmo que tal implique uma maior duração ou custo da viagem. Neste sentido, sempre que possível, opte por viajar em auto-estrada.

- Duração da viagem: Não estipule nunca uma hora fixa de chegada ao local de destino nem imponha metas exageradas de tempo ou distância… É que na impossibilidade de as cumprir terá tendência para adoptar condutas de risco, principalmente no que respeita a velocidade e ultrapassagens.

- Engarrafamentos: Planeie sempre as suas viagens de modo a evitar as chamadas “horas de ponta”!... É que os engarrafamentos e consequentes paragens frequentes originam stress nos condutores, bem como todos os seus efeitos conjugados. Neste sentido, lembre-se que um dos maiores riscos dos engarrafamentos acontece quando o mesmo acaba, dado que muitos condutores tentam recuperar o tempo perdido, disparando em velocidade e em ultrapassagens incorrectas.

- Estado mecânico do veículo: Certifique-se antecipadamente de que o veículo se encontra em boas condições mecânicas. Para tal, antes de dar início à viagem confira especial atenção à pressão dos pneus, limpeza dos vidros e dos faróis, nível do óleo do motor, estado de funcionamento do limpa pára-brisas e nível do limpa-vidros.

- Distribuição da carga no veículo: Não carregue demasiado o veículo e distribua a bagagem correctamente, dado que tais procedimentos aumentam a distância de travagem, provocando também alterações da estabilidade do veículo e do controlo da sua direcção. Além disso, não transporte também volumes soltos, passíveis de prejudicar a visibilidade do condutor ou de se deslocarem em andamento.
Na verdade, a segurança e tranquilidade de uma viagem podem beneficiar em muito da execução de actos tão simples como os aqui mencionados. Contudo, e porque o “resultado final” será determinado pelo comportamento mais ou menos seguro do condutor na “hora H” abordaremos, na próxima edição, alguns procedimentos a adoptar durante a viagem, também eles essenciais para que a chegada e regresso do merecido descanso decorram nas melhores condições.